top of page

"LUZ NO CAMINHO"

de Mabel Collins

O livro
"Luz no Caminho"

Recebi hoje pelo correio este livro, que já conhecia, mas que não possuia. Lembrei-me de o solicitar à livraria "OCULTURA", de  Lisboa. Rapidamente, me disseram que o tinham.
Agora, irei lê-lo, muitas vezes, já que Ramacháraca afirmou que era um livro muito importante para quem deseje começar a entrar no YOGA.

INTRODUÇÃO (por Ramacháraca)

"LUZ NO CAMINHO é um tratado clássico entre os ocultistas e o melhor guia conhecido para aqueles que deram  o primeiro passo no caminho da realização. A autora velou o significado das regras na forma pela qual sempre costumam fazer os místicos, de modo, que, para aqueles que não chegarem até a verdade, estas páginas lhes parecerão, provavelmente, como uma massa de contradições, praticamente desprovidas de sentido.. Mas para aquele a quem foi dado um vislumbre da vida interna, estas páginas serão um tersouro de joias inapreciàveis e, cada vez que as abrir, descobrirá novos fulgores. Para alguns, este pequeno livro, será aprimeira revelação daquilo que estiveram procurando às cegas durante toda a sua vida. Para outros, será a primeira revelação daquilo que estiveram procurando às cegas durante toda a sua vida. Para outros, será o primeiro pedaço do pão espiritual dado para satisfazer a fome de sua alma. Para muitos será o primeiro copo d' água da fonte da vida, dado para apagar a sede que os consumia.

Aqueles a quem este livro está destinado, reconhecerão seu significado interno e, depois de haver compreendido, já não voltarão a ser os mesmos de outrora.

 

Disse o poeta: "Por onde eu passo, todos os meus filhos me reconhecem", e, assim, todos os filhos da Luz reconhecerão este livro como para eles. Quanto aos outros só poderemos dizer-lhes que, a seu tempo, estarão prontos para esta grande mensagem. O fim deste livro é simbolizar os sucessivos passos do neófito em ocultismo à proporção que progride no trabalho da loja. As regras são praticamente as mesmas que eram dadas na Grande Loja da Fraternidade do antigo Egito e que, durante gerações, têm sido ensinadas na Índia de mestre a discípulo.

A particularidade das regras aqui expostas é que o seu significado interno se revela à proporção que o estudante progride no caminho. Alguns serão capazes de compreender certo número destas regras, ao passo que outros somente chegarão a vê-las confusamente, quando ainda nos primeiros passos. O estudante, todavia, verá que uma vez que pôs firmemente o pé sobre um destes degraus, começará  o outro a ser iluminado tenuamente, como para inspirar-lhe confiança em dar o próximo passo. Que ninguém se desanime; o fato de que este livro vos atrai é o sinal de que ele vos está destinado e, com o tempo, vos revelará o seu significado. Lede-o e relede-o frequentemente, e vereis que um véu após outro se dissipa, ainda que véus e mais véus persistam entre vós e o Absoluto. Notareis que as palavras do livro se agravarão em nossa mente e chegarão a ser uma parte de vós mesmos. Aprendereis a amar este livro e tereis sempre necessidade da sua companhia. Ele será como a música para a vossa alma.

 

Aos que não o conhecem, devemos dizer que não é obra nossa, mas foi escrito por M. C., uma estudante de ocultismo, e provavelmente ditado por uma elevada autoridade. As suas palavras e ensinamentos testemunham a nobreza da alma que o inspirou. Para nós é uma estrela-guia. Que tanbém para vós o seja.

 

A paz seja convosco.

 

                                            Iogue Ramacháraca"
                                                   

bottom of page