top of page
circ-1.JPG
circ-1.JPG

  Alguns episódios da nossa História 

A história da Vida Humana, neste planeta, foi sujeita a muitas alterações à medida que os arqueólogos foram descobrindo novos dados. Podemos, desde já, avançar que numa fase primária deste estudo não temos possibilidade de escrever sobre tudo aquilo que se passou ao longo dos tempos.  Adotamos dividi-la em seis pontos fundamentais como o fazem a maioria dos historiadores. À medida que formos, obtendo mais dados, iremos incluindo em cada uma delas os novos que formos, obtendo. Assim a nossa história irá sendo construída gradualmente.   
 

 Pré história 

bola-2a.JPG

 Antiguidade 

circ-1.JPG

 Idade Média 

bola-3.JPG

 Renascimento 

bola-4.JPG

 Era Moderna 

bola-5.JPG

 Era Comtemporânea 

bola-6.JPG

Foi o período da evolução humana desde o primeiro ser humano até ao aparecimento da escrita.
- Divisão em Paleolítico, Mesolítico e Neolítico em conformidade com as ferramentas de pedra.
- Adaptação ao meio ambiente, caça, coleta e agricultura como formas de sobrevivência.
- Descoberta do fogo, dos metais e da cerâmica. 
- Desenvolvimento da arte rupestre, da religião e da arte social.

 

A antiguidade clássica (também chamada era clássica, período clássico ou idade clássica) é o período da história cultural entre os séculos VIII a.C. e V d.C. centrado no mar Mediterrâneo, compreendendo as civilizações entrelaçadas da Grécia antiga e da Roma antiga conhecidas como o mundo greco-romano. 

A Idade Média (adj. medieval) é um período da história da Europa entre os séculos V e XV. Começa com a Queda do Império Romano do Ocidente e termina durante a transição para a Idade Moderna. A Idade Média é o período intermédio da divisão clássica da História ocidental em três períodos: a Antiguidade, Idade Média e Idade Moderna, sendo frequentemente dividido em Alta e Baixa Idade Média.

São os termos usados para identificar o período da história da Europa entre meados do século XIV e o fim do século XVI. Os historiadores não chegaram a um consenso sobre essa cronologia, havendo variações consideráveis nas datas conforme o autor.
Apesar das transformações serem bem evidentes na culturasociedadeeconomiapolítica e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo, uma evolução em relação às estruturas medievais, o termo é mais empregado para descrever seus efeitos nas artes, na filosofia e nas ciências.

A Idade Moderna é o terceiro dos períodos históricos em que a história mundial é dividida, entre os séculos XV e XVIII. Cronologicamente, abriga um período cujo início pode ser fixado na descoberta da América (1492), na queda de Constantinopla (1453), no fim das Cruzadas, no início do Renascimento ou na Era dos Descobrimentos; e cujo fim remonta à Revolução Francesa (1789), a Revolução Americana (1776) e a ascensão de Napoleão ao poder (1799). Se contarmos desde o descobrimento da América até o início da Revolução Francesa, a Idade Moderna durou 296 anos. Nessa convenção, a Idade Moderna corresponde ao período em que os valores da modernidade (progressocomunicaçãorazão) são destacados em oposição ao período anterior, a Idade Média, que é geralmente identificada como uma idade isolada e intelectualmente sombria. O espírito da Idade Moderna buscaria seu referente em um passado anterior, a Idade Antiga identificada como a Era Clássica.

bottom of page