top of page

Fosfenos

Imfosfeno-1.JPG

WIKIPÉDIA

"Um exemplo de fosfeno são os padrões luminosos que aparecem quando a pálpebra é esfregada com bastante pressão. A curta fixação de uma fonte luminosa forma um fosfeno multicolorido que persiste durante 3 minutos no campo visual, tanto com os olhos abertos como fechados.

Em 1918 Lowënstein e Borchard descobriram que após uma estimulação elétrica do cortex visual apareciam fosfenos. Penfield e seu grupo de pesquisa na década de 1950 confirmaram os fosfenos e que a estimulação elétrica de certas zonas do cérebro produziam imagens fosfenos como sons e sensações táteis.

Em 1959 o Dr. Francis Lefebure descobriu o primeiro fenómeno fosfénico que nunca tinha sido assinalado antes dele: após a fixação de uma fonte luminosa durante 30 segundos o fosfeno desloca-se pelo movimento da cabeça em dois segundos e imobiliza-se com um movimento da cabeça mais rápido ou mais lento. O que o conduziu ao estudo do que se passaria com dois fosfenos. O método da exploração do cérebro pelos ritmos dos fosfenos duplos revelou-se de uma riqueza e de uma utilidade prática extraordinárias. Daí surgiu o livro que tem este título, em primeiro lugar redigido sob a forma de relatório e transmitido, na primavera 1960, ao Serviço de Saúde escolar, ao qual o Doutor Francis Lefebure pertencia. Esta obra, descreve os diferentes ritmos e fenómenos cerebrais desconhecidos até então, que passava a ser possível observar graças ao Cerebroscópio, aparelho pelo qual o Doutor recebeu a Medalha de Prata do Concurso Lépine, em 1964.”

AS RELIGIÕES

FILOSOFIAS
E OUTRAS ESPIRITUALIDADES

A FILOSOFIA 
DA 
NATUREZA

Imagccap-11.GIF
LLLivro.JPG

Livro em destaque
 
acede diretamente

ccapa-11.JPG

Livro em destaque
 
acede diretamente

bandeiras.JPG

 A Juventude no mundo

A juventude encontra-se em todo o mundo e é sem dúvida uma esperança para a humanidade.  
Independentemente da religião que cada um pratica temos de encarar que esta importante parcela que tem muito valor em termos presentes e futuros. 
Qualquer grupo ou religião representa muito para o nosso futuro. 

malala-2.JPG

Esta foto diz respeito a "Malala" que está com o Secretário Geral da ONU, Dr. António Guterres. É uma jovem que teve uma vida atribulada dedicada ao ensino das moças no Paquistão. 
Ela foi ferida pelos talibás e teve de fugir para a Inglaterra onde se curou e passou a viver e a continuar a sua luta.

Flor no quintal

Flor no quintal

Reproduzir vídeo

Mais vídeos 

 Opiniões sobre os livros 

         Mário Neves
         ( Extrato do prefácio para o livro:
         "PROSSEGUINDO"
         
Não é fácil fazer o prefácio de um livro tão multifacetado, como é o caso de “Prosseguindo”. O próprio título encerra, desde logo, uma posição perfeitamente assumida, por parte do autor, em relação a tudo o que o rodeia, seja quanto ao macrocosmo, seja no que diz respeito ao microcosmo, em que cérebro tem o papel principal. Estamos, seguramente, em presença de uma obra que reflete muito do interior do próprio autor, enquanto pessoa: as suas convicções (muito marcadas), as suas experiências pessoais (importantes porque são do foro individual), o seu desejo de alcançar outras “dimensões”, uma nova “visão” sobre os mistérios da Natureza enquanto fonte de todas as virtudes e respostas, sempre com a perspetiva de que o caminho para chegar mais longe, em termos de conhecimento, está presente em cada um de nós. (...)

         João Torres Lima 
         ( Extrato do posfácio para o livro:
         "PROSSEGUINDO"
         
       
(...) Quanto ao seu livro, ora editado, cabe-me, na minha modesta opinião, dizer que adotou um caminho simples na exposição das suas ideias, com os conteúdos rigorosamente esquematiza-
zados, cabendo ao leitor a liberdade da crítica, e quiçá autorreflexão, a par de uma fantástica viagem, independente-mente da sua complexidade, por um Universo, mesmo com todas as limitações, fascinante e apelativo.
       Ao entrarmos nesta viagem, a nossa imaginação resvala num enorme muro que marca a fronteira entre o real e o imaginário. Pensamentos que nos confundem, baralham as nossas ideias, delineando os limites da nossa Razão. (...)

         Conceição Paulino
         ( Prefácio para o livro:
         "Contos continuados"
 
 
Entre o real e o sonho a vida acontece. Conheço o autor há 47 anos. Numa época de muita esperança fazíamos, em minha casa, sextas à noite, uma tertúlia de meia dúzia de amigos, onde, do pensamento em geral, à política, às artes, com destaque para a literatura, para as religiões, o planeta, o ambiente até ao fenómeno
ovnilógico tudo era debatido.
       Todos nos questionamos sobre o sentido da vida na relação com
todas as outras espécies neste planeta e a grande interrogação: o pós vida,
ou, após a morte.
   Só física ou para além desta realidade? O autor cedo encontrou um caminho, uma crença, uma fé. É dessabusca que faz parte o seu viver, de si, do ”ser humano” que hoje fala, aqui a partilhando.            Embarquem nesta aventura, nesta procura da humanidade em nós
que despojadamente é ofertada.
 

bottom of page